A GNR publicou na sua página de Facebook, esta sexta-feira, um esclarecimento sobre uma dúvida que assola muitos portugueses, sobretudo quando a época balear se aproxima: É permitido conduzir de chinelos e em tronco nu? A força policial responde, mas aproveita para deixar um outro aviso: «sim, mas isso não dispensa o uso do cinto de segurança (para o condutor e restantes ocupantes)!».
https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/posts/3055308011233564
Tal como a GNR menciona na sua publicação, estas dúvidas não passam de «mitos urbanos», que não correspondem à realidade dos factos. Se consultarmos o código da estrada, não existe qualquer referência ao impedimento da utilização de chinelos aquando da condução, nem do tipo de vestuário (ou da falta deles, neste caso) que deve ser usado.
A única regra é mesmo a utilização obrigatória do cinto de segurança e o cumprimento de todas as medidas que permitam uma condução segura, sem riscos para o condutor e respectivos passageiros. Por isso já sabe, pode estar descansado a caminho ou na saída da praia, não há qualquer incumprimento.
De recordar que a GNR começou a intensificar, a partir desta sexta-feira, dia 26 de Junho e até 6 de Setembro, o patrulhamento e a fiscalização nas estradas portuguesas para garantir a segurança durante as deslocações feitas no período do verão, indicou hoje a corporação.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana sublinha que durante o verão há um aumento «substancial do tráfego», mas este ano, devido à pandemia de Covid-19, está previsto «um maior fluxo de deslocações».
Durante a operação «Viajar em segurança», a GNR vai privilegiar «uma actuação preventiva» nos principais eixos rodoviários, como autoestradas, itinerários principais, itinerários complementares e estradas nacionais, através de um «esforço para as vias mais críticas» com o objectivo de «combater a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança».














